quarta-feira, 20 de agosto de 2008

Como se faz uma foto vencedora?



Uma lenda comum acerca do surgimento da fotografia conta a história de pessoas que acreditavam ter a alma roubada quando eram fotografadas. Ainda que isso pareça uma tremenda besteira, é importante lembrar que toda lenda tem seu fundo de verdade. Uma boa foto encerra uma parte da alma de seu fotógrafo. Mais que um retrato de um momento, a fotografia também retrata a vida e a maneira de pensar de quem a tira. Ter consciência disso é fundamental para entender a história por trás da imagem “Espelho da Alma”, que você confere acima, vencedora do foto-concurso da “I Semana de Fotojornalismo”.

O autor da imagem vencedora, Igor Oliveira, nos dá detalhes sobre o que ele pensou no momento de apertar o obturador da câmera:

”Pode-se notar na imagem a colocação do sujeito da foto sobre os chamados "pontos de ouro", técnica muito utilizada por na fotografia. Considerei também o paralelo entre o momento decisivo, instante chave da fotografia, e o momento despercebido no dia-a-dia. Procuro me utilizar da fotografia fotojornalística para mostrar ao publico as imagens com que estamos em constante contato no cotidiano, mas que poucas vezes percebemos É o caso do gari que passa por nós na calçada, do caixa de uma bilheteria, do atendente que serve um pão ou um suco na padaria. Retrato as expressões destes fantasmas sem rosto que nos rondam e busco transmitir seus sentimentos.
"Tudo isso foi inspirado em Cartier Bresson, tema da “I Semana”. Foi numa frase desse fotógrafo que pensei quando fiz a imagem vencedora:

"Fotografar é colocar na mesma linha de mira, a cabeça, o olho e o coração"

"Assim, coloquei os "olhos" do personagem fotografado, a minha técnica fotográfica (cabeça) e os meus "sentimentos" em uma mesma linha e trajetória, e bati a foto. Também me utilizei do vidro para retratar a distância, as barreiras existentes entre as pessoas. Acredito que o vidro representa a transparência do ver e a dificuldade no tocar. Foi essa a seqüência de pensamentos que deu a origem ao nome desta foto: Espelho da Alma."

A Equipe da J. Jr agradece Igor por sua colaboração. E não esqueçam: amanhã tem “Especialização do Olhar”, às 14:30, na “II Semana de Fotojornalismo”. Estejam lá!

2 comentários:

Anônimo disse...

Oi Igor
Você está de parabéns pela sua foto, alias ... não apenas por essa foto, mas sim por outras que eu vejo !
Eu não falo isso, como a sua irmã... mas como uma pessoa que admira e sempre torce pelo seu trabalho, que com certeza futuramente, vai ter trazer coisas positivas ! Continue assim
Fico mto feliz por sua determinação, e a sua capacidade e força de vontade

Amo amo amo você
beijos da sua irmãzinha !
Denise Canella de Oliveira

Unknown disse...

Bom Dia, Igor
Parabéns !
Você merece pois, tudo que fazemos com amor, o resultado só pode dar vitória!
Vencerá vários concursos, pois o Universo adora fotos! rs
Beijos
sua irmã postiça