terça-feira, 19 de agosto de 2008

Entre Quarks e Flashes


Como enxergar a fotografia pelos olhos de um Físico? E pelos olhos de um Semiólogo? Fernando Fogliano é a fusão dos dois. Uma fusão que se manifesta numa nova maneira de se enxergar a fotografia.
A fotografia não fotografa a realidade. Ela fotografa um modelo de realidade. Fotografar é manipular. O ato de enquadrar é fundamentalmente subjetivo, assim não existe a fotografia sem manipulação. A fotografia é um registro de um fenômeno do mundo. E todo fenômeno é índice do funcionamento de um sistema. Um sistema que pode abranger desde o nosso comportamento até o dos buracos negros. A fotografia é a chave para desvendar os segredos desse sistema.
Fotografia também é narrativa. E a manipulação deveria servir para que se conte essa narrativa. Seria então a manipulação válida em prol da história que se quer contar? E isso é fotojornalismo? São essas idéias e indagações que Fagliano nos coloca na ”Semana”. Concorda? Discorda? Comente em nosso blog

Um comentário:

Paola Moraes disse...

Se manipular a história que se quer contar é fotojornalismo ou não...realmente não sei!
Porém, acho magnífica diferença entre fato e notícia/informação.
Acho que não há notícias que se igualem aos fatos, então de certa forma há essa manipulação que como já comentada é natural, por ser a fotografia, algo subjetivo.