sexta-feira, 22 de agosto de 2008

Fotojornalismo X Arte? Questão de sorte?


Fotojornalismo? Arte? Quais são as características de fotojornalismo e quais são as de arte? Como fazer esses dois campos se encontrarem?


Para Claudinei Nakasone, é o fotojornalismo que é arte. “Fotografia é arte em todas as instâncias (...) só em publicidade, acho que não”


Para Ed, a fotografia documental tem um dado muito importante: o acaso. “Às vezes, da pauta mais banal surge algo muito bacana (...) já fotografei a noite das melhores vendedoras de tuppaware no Copacabana Palace”.


Nário concorda totalmente com a questão do acaso no trabalho do fotojornalista. Para comprovar, ele cita um caso recente, da fotografia que rodou todo o mundo com o presidente venezuelano Hugo Chavez com orelhas do Mickey Mouse.
E você, o que acha? Fotojornalismo é arte? A sorte é um fator determinante para uma boa foto? Expresse também sua opinião, comente!


2 comentários:

Paola Moraes disse...

Pô, claro que é arte!
Ás vezes chego a pensar que algumas fotos publicitárias também são, mas se pegarmos pela real definição de arte, por ser um meio de expressão do sentimento e blá blá blá...Realmente tais fotos não se encaixam.
Mas e a sorte é crucial, 2 fotógrafos podem estar em um mesmo local, mas de repente enquanto um vira para tirar foto do público do comício, por exemplo, o outro acaba tirando uma bela foto de uma situação irreverente promovida pelo político; só a sorte para explicar!

Paola Moraes disse...

Ah, bem que a foto vencedora podia ser exibida, né?