segunda-feira, 18 de agosto de 2008

Qual o limite do sensacionalismo?

Egberto Nogueira responde: “nos primeiros anos da minha carreira eu fazia qualquer coisa. Hoje eu tenho meu limite, eu deixo de fotografar. Tem coisa que eu não fotografo. Eu vou respeitar o direito da pessoa de não sair na foto!”
A foto pode até ser muito forte, mas deve estar dentro de um contexto, concordam os palestrantes. Eles citam a foto de um bebê sendo desenterrado pela mão de um bombeiro. Chocante? Sim, mas não gratuito. Eles também acreditam que o sensacionalismo exagerado, hoje, já não vende tanto quanto antes.

Os principais fatores que limitam a publicação de uma foto é a linha editorial da publicação e a consciência do próprio fotógrafo. O fotógrafo tem que saber até onde ele se permite ir, afinal, "a fotografia é uma arma", segundo o próprio Egberto.

Independente dos limites individuais os três são da opinião que o fotógrafo deve "atirar primeiro, perguntar depois", ou seja, ele aproveita o momento e tira a foto, depois reflete sobre o peso dela.

2 comentários:

Paola Moraes disse...

deve tá sendo lindo, meu! :D
que vontade de voar pra sampa, só pra ver os debates e palestras. :/
parabéns pra todos que organizaram!

Helena Bertho Dias disse...

Parabéns!
Infelizmente não estou podendo assistir às palestras, mas estou realmente adorando poder acompanhar as coisas pela internet.
E pelo visto a discussão hoje foi muito interessante!

Parabéns mais uma vez!
Tô realmente muito orgulhosa!!